Prefeitura de Aparecida adere ao Colab.re para maior participação do cidadão

Prefeitura de Aparecida adere ao Colab.re para maior participação do cidadão

 

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia aderiu novamente  ao Colab.re, ferramenta de participação social em que o cidadão apresenta demandas do município para serem solucionadas pela prefeitura.

A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) resolveu encurtar a distância entre os órgãos da administração e os moradores. Por isso retoma na manhã desta sexta-feira (24) o projeto COLAB. Um aplicativo para smartphones que permite ao cidadão protocolar demandas como o serviço de Tapa Buracos e Limpeza de Boca de Lobos.

No Colab as solicitações para a solução dos problemas nas ruas, bairros e comunidades de Campo Novo, relacionadas à iluminação pública, limpeza urbana, ruas e avenidas, abastecimento de água, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade estão ao alcance de um clique. O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.

A utilização da plataforma é simples e fácil. O usuário baixa o aplicativo (google play ou apple store), cria a sua conta e já pode utilizar o sistema. No Colab.re o cidadão registra o problema da cidade com um foto, posta na rede social, a Prefeitura de Campo Novo (através da Ouvidoria Geral do Município) recebe essa demanda, se a solicitação for da alçada da gestão municipal repassa o problema para o órgão responsável e uma resposta é enviada para o usuário que fez a reclamação. Um relatório mensal com todas as marcações envolvendo a administração municipal será repassado para que a gestão planeje suas ações e solucione de uma forma mais ágil os problemas nas mais diversas comunidades.

A prestação de serviço permitirá ao cidadão fiscalizar desperdício de água, uso indevido de energia elétrica e calçadas irregulares, entre outras áreas, bem como propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade. Uma equipe da Prefeitura estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas geradas e respondê-las de forma personalizada.

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente pelo endereço eletrônico COLAB.RE e permite o envio de fotos georreferenciadas, reportando problemas do dia-a-dia da cidade e colaborando assim com a melhoria da qualidade de vida de todos. Intuitivo e autoexplicativo, o COLAB pode ser facilmente manuseado por pessoas de qualquer idade. Cada pedido gera um protocolo acompanhado pela Ouvidoria do Município. “A utilização deste aplicativo aponta o rumo das políticas públicas inteligentes e inovadoras que estamos implantando nesta cidade” – pontua o prefeito Gustavo Mendanha.

Segundo o secretário de Infraestrutura, Mário Vilela, o COLAB não apenas divide com a população a responsabilidade na solução dos problemas como também torna a gestão mais eficiente e transparente. “O cidadão pode acompanhar na palma da mão o atendimento de sua demanda e isso é extraordinário. Internamente nossa gestão também acaba se tornando cada vez mais colaborativa, porque temos que nos desdobrar para atender às solicitações. E isso é bom para todo mundo” – completa Mário Vilela.

Ele explica que apesar do asfalto do município ser de excelente qualidade a exposição tanto às chuvas quanto ao sol acaba interferindo na diminuição de sua vida útil. Da mesma forma o fluxo intenso de veículos pesados em algumas vias também costuma desgastá-lo com mais frequência. “Realizar o serviço de manutenção das vias é importante não apenas para a Mobilidade Urbana e o direito de ir e vir mas, principalmente, um sinal de respeito à vida” – lembra o secretário.

Colaboração

O prefeito Gustavo Mendanha pede que a população utilize sem medo. “Todo mundo usa o celular para diversas finalidades. Por que não usá-lo também para tornar nossa cidade melhor? A valorização deste recurso é mais um passo importante para tornarmos Aparecida uma cidade cada vez mais conectada, inteligente e tecnológica. Estamos nos alinhando com as políticas de boa governança das grandes metrópoles mundiais e o COLAB é tecnologia na palma da mão que pode ser utilizada para encurtar caminhos e modernizar a gestão” – reitera o prefeito.

Por meio do COLAB o cidadão registra imagens do problema e as envia com legendas, chamando a atenção da administração para problema como buracos nas vias e bueiros entupidos ou sem tampas; exatamente como faz nas redes sociais. O diferencial está na certificação de que a demanda não apenas chegará às autoridades competentes como também será respondida em tempo hábil, tudo isso acompanhado pela Ouvidoria do Município e também pelo Ministério Público. A Seinfra explica ainda que segue com todos os demais canais abertos para a população, seja pela página da Prefeitura de Aparecida, pelas redes sociais ou pelos telefones 3545-4890 ou 3545-6057.

Com informações da Ascom Aparecida

Deixar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *