Prefeitura de Aparecida inicia testes com novo modelo de lombada

Prefeitura de Aparecida inicia testes com novo modelo de lombada

A Prefeitura de Aparecida iniciou os teste com  um novo tipo de lombada que promete inovar sob o ponto de vista da Engenharia de Trânsito.

A lombada  possui uma estrutura em concreto armado que  promete maior durabilidade e menor custo aos cofres públicos, está sendo testado no Jardim Dom Bosco, próximo a uma unidade de Educação, e foi implantado em conjunto pela Seinfra e pela Secretaria de Mobilidade e Defesa Social.

Kleyner Gonçalves de Mello, diretor de Engenharia de Tráfego da Prefeitura, explica que a lombada segue todas as especificações técnicas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e que a inovação está no fato de juntar dois equipamentos urbanos de Segurança de Tráfego: a lombada e a faixa de pedestres.

A Lombada Inteligente é um projeto proposto pelo vereador Edson Carvalho de Souza Filho, o Edinho (PSDC), que realizou uma adaptação de projetos já realizados em outros municípios. “A utilização do concreto usinado em virtude do chamado “pré-misturado a frio” (PMF) promete uma implantação mais rápida e também 47% mais barata. Além de tudo pode ser instalado por trabalhadores normais da construção civil” – garantiu o vereador durante demonstração do projeto ao prefeito Gustavo Mendanha.

Para o engenheiro Odoncleber Martin Ramos Filho, diretor de Máquinas Pesadas da Seinfra, responsável pela construção do novo modelo de lombadas, sob o ponto de vista da engenharia ainda será necessário monitoramento por alguns meses para que se faça uma avaliação mais precisa de sua durabilidade, bem como da periodicidade de possíveis manutenções. “Com isso poderemos determinar precisamente as reais vantagens deste novo modelo em comparação com o método convencional de implantação de lombadas” – explica.

Prefeitura de Aparecida inicia testes com novo modelo de lombada
Prefeito Gustavo inspeciona a nova lombada implantada em Aparecida de Goiânia

Segundo o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Luziano Costa Silva, existem centenas de pedidos para implantação de quebra-molas na cidade e novas solicitações continuam chegando diariamente. “O município seguramente tem uma grande demanda de pedidos. Muitos deles procedem e qualquer tipo de iniciativa que possa baratear custos e agilizar a implantação deve ser avaliada” – pontua.

Também estiveram presentes na apresentação do novo  modelo de lombadas o presidente da Câmara Municipal, vereador Vilmar Mariano da Silva (PMDB), o secretário de Articulação Política, Ricardo Roberto Teixeira (Tatá), e os engenheiros Odoncleber Martin Ramos Filho, diretor de Máquinas Pesadas, e Ulysses Sena, diretor de Obras do município.

 

Legislação da lombada no Brasil

 

A lombada é um dos principais equipamentos públicos de segurança no trânsito utilizado na redução da velocidade dos veículos. No Brasil e em Aparecida de Goiânia se utiliza o mesmo sistema de quebra-molas inglês desenvolvido pela Transport and Road Research Laboratory (TRRL), regulamentado através da resolução 567/80 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

A resolução que regulamenta o implantação de lombadas no Brasil é bastante rigorosa em relação aos locais permitidos, exigindo entre os requisitos que a via seja local ou secundária, de preferência próxima a escolas, que tenha declividade inferior a 4,5%, ausência de curvas ou interferências visuais que impossibilitem visibilidade, volume de tráfego inferior ou próximo a 600 veículos por hora, que não seja itinerário de veículos comerciais e que não seja estadual ou federal.

 

Com informações da Secom Aparecida